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Cuidado para não ser vítima de golpes aplicados via internet

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Data10 de Setembro de 2015
 

Sites falsos lesam consumidores, que só percebem as fraudes quando já é tarde demais.

 
O Procon Assembleia alerta para um golpe cada vez mais comum contra os usuários de internet. Trata-se do chamado “phishing”, que é aplicado da seguinte forma: a pessoa recebe um e-mail com a logomarca de uma instituição conhecida (pode ser um banco, uma loja ou mesmo um órgão governamental), orientando-a a clicar em um link para ter acesso a uma oferta imperdível, a algum sorteio, a uma atualização de dados cadastrais ou mesmo a um suposto processo judicial.
 
Ao seguir a orientação, o consumidor entra em um site falso e acaba fornecendo dados pessoais como senha, número do cartão de crédito e outras informações solicitadas. A consequência vem de várias formas: computador infectado com vírus, desfalque na conta bancária, programas de milhagem utilizados por terceiros, pagamento por produtos que jamais chegarão etc.
 
No caso de lojas, a vítima acredita que está comprando um artigo e, mesmo que opte por pagar via boleto bancário, imprime um falso documento, vai ao banco e deposita o valor na conta dos golpistas. O consumidor só vai descobrir que caiu em um golpe quando o prazo para entrega do produto se esgota e a mercadoria não chega. Ao procurar uma forma de contato com o fornecedor (e-mail, telefone, endereço físico), percebe que nada disso é disponibilizado no site (ou se existe, é falso também).
 
Na maioria das vezes, os Procons nada podem fazer, pois trata-se de um caso de polícia. A vítima deve comparecer a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência e buscar o ressarcimento na Justiça.
 
Uma grande dificuldade para o consumidor é reconhecer se o site é verdadeiro, pois os golpistas produzem cópias praticamente idênticas. Portanto, aqui vão algumas dicas para evitar cair nesses golpes:
 
- Desconfie de qualquer e-mail com solicitações urgentes sobre finanças ou questões de ordem legal.
 
- Fique atento a erros grosseiros de ortografia nas mensagens.
 
- Desconfie de preços muito baixos e ofertas mirabolantes.
 
- Em vez de clicar no link contido no e-mail, digite o endereço da empresa na barra do navegador.
 
- Desconfie de sites que não ofereçam formas alternativas de contato (telefone, endereço físico, e-mail).
 
- Caso duvide que o site do banco é verdadeiro, digite uma senha errada de propósito. Se ela for aceita, provavelmente o site é falso. Mas atenção: alguns sites chegam a recusar a primeira tentativa de senha, exatamente para tentar driblar esse truque.
 
 
Fonte: almg.gov.br